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Principais dúvidas sobre o concurso público
Concurso Público
Principais dúvidas sobre o concurso público
05/08/2009 09:40:52
por Coordenadoria de Comunicação Social

Os interessados em concorrer a uma das 10.086 vagas ofertadas pelo Governo do Estado no maior concurso público de Mato Grosso devem ficar atentos às normas contidas nos editais. Mas, para auxiliá-los estamos disponibilizando as respostas para as dúvidas mais frequentes, conforme consulta ao Disque-Servidor (0800-647-3633).

Onde posso fazer a inscrição?
As inscrições são realizadas apenas pela internet, pelo site www.unemat.br/concursos. O Governo do Estado colocou á disposição 151 postos de acesso gratuito a internet. Clique aqui para acessá-los.

Quais são os cargos e vagas oferecidos no concurso?
Nível Superior:
Analista Administrativo de Defesa e Agropecuária Florestal (06), Analista do Meio Ambiente (100), Auditor (15), Delegado (60), Escrivão (140), Fiscal de Defesa e Agropecuária e Florestal (163), Gestor Governamental (50), Investigador (60), Perito Oficial Criminal (60), Professor Educação Básica (3000), Técnico da Área Instrumental do Governo (300), Técnico em Desenvolvimento Econômico (183), Técnico do Serviço do Trânsito (16)
Técnico do Sistema Prisional (124), Técnico do Sistema Socioeducativo (66),
Técnico Fundiário (18), Conciliador de Defesa do Consumidor (11) e Agente Regulador (14).

Nível Médio:
Agente da Área Instrumental do Governo (120), Agente em Desenvolvimento Econômico (198), Agente de Serviço de Trânsito (284), Agente Fiscal de Defesa Agropecuária Florestal I (47), Agente Fiscal de Defesa Agropecuária Florestal II (97), Agente Fundiário (9), Agente Orientador do Sistema Socioeducativo (280), Agente Prisional (859), Assistente do Sistema Prisional (161), Assistente do Sistema Socioeducativo (54), Corpo de Bombeiros (60), PM (1000), Técnico Administrativo Educacional (500), Técnico em Necropsia (20), e Fiscal de Defesa do Consumidor (11).

Nível Fundamental:
Apoio Administrativo Educacional (2000)

Qual a idade máxima para se candidatar aos cargos? Aposentados podem concorrer?
O limite de idade depende de cada cargo. Para os cargos de Polícia Militar e Corpo de Bombeiros a idade máxima é de 25 anos. Já para delegado, investigador e escrivão de Polícia Civil a idade máxima é de 45 anos. Para os demais cargos, pode-se limitar as idade em 60 e 65 anos. Sessenta anos seria para o candidato que nunca foi funcionário público e 65 anos para os que já possuem pelo menos cinco anos de serviço público. Isso, por que para se aposentar no Poder Executivo Estadual é preciso ter ao menos dez anos de serviço público. Para dar continuidade no tempo de serviço público, também é necessário cargos que possam dar continuidade. Os casos previstos são: professor para professor; professor para técnico ou vice-versa; e na área de saúde.

O que é necessário para se candidatar ao cargo de Apoio - Ensino Fundamental?
Os interessados a concorrer a uma das 2 mil vagas para o cargo de Apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) devem ter concluído o Ensino Fundamental, ou seja, concluído a 8ª série e ter no mínimo 18 anos completos na data da posse.

Quais são os documentos necessários para solicitar a isenção de taxa de inscrição?
Os documentos obrigatórios para inscrição com pedido de isenção do pagamento da taxa variam de acordo com o motivo da isenção. Para todos os casos é obrigatória a entrega de uma fotocópia do CPF (não é necessário autenticar) e uma fotocópia do documento de identidade, também não precisa autenticar.
- Para o candidato desempregado, é obrigatória a entrega de fotocópia da página de identificação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) contendo número e série, fotocópia de todas as folhas de contrato de trabalho que identifiquem a data de admissão e a data de saída, bem como, a folha subsequente em branco.
- Os candidatos que recebem até um salário mínimo e meio deverão, obrigatoriamente, entregar a fotocópia da página de identificação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) contendo número e série, bem como fotocópia de todas as folhas de contrato de trabalho que identifiquem a data de admissão e o valor da remuneração, bem como, a folha subsequente em branco e do contracheque referente ao mês de junho de 2009.
- No caso do candidato doador regular de sangue, é necessário documento comprobatório padronizado de sua condição de doador regular, expedido por Banco de Sangue, público ou privado (autorizado pelo poder público) em que faz a doação, constando, pelo menos, três doações até a data da publicação do edital do concurso.
Todos os documentos devem ser protocolados em uma das 70 agências de Correios credenciadas juntamente com o formulário de inscrição.

Para portadores de necessidades especiais, quais são os documentos necessários?
Os candidatos que se inscreverem como Portadores de Necessidades Especiais (PNE) deverão comprovar, obrigatoriamente, por meio de laudo médico ou atestado (original) indicando a espécie, grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da classificação internacional de doenças (CID) vigente, bem como, a provável causa da deficiência, de acordo com a lei. Não serão considerados resultados de exames e/ou outros documentos diferentes dos descritos anteriormente e/ou emitidos no período superior de 30 (trinta) dias antes do início das inscrições.
O candidato com pagamento de taxa de inscrição que efetuar a inscrição na condição de PNE deverá encaminhar, obrigatoriamente pelos Correios, via SEDEX, toda a documentação. O SEDEX deverá ser identificado pelo seguinte texto: Documentos de comprovação de candidato PNE - EDITAL N. 003/2009 – SAD/MT, constando nome e número de inscrição do candidato e deverá ser postado, impreterivelmente, até o dia 10/08/2009. O SEDEX deverá ser endereçado à Diretoria de Concursos e Vestibulares – FUNEMAT, situada à Av. Tancredo Neves, nº 1095, Bairro: Cavalhada - CEP: 78.200-000 - Cáceres/MT.

Quais são os valores das taxas de inscrição?
Os valores da taxa de inscrição variam de acordo com o cargo a ser concorrido e o nível de instrução. Para o cargo de delegado, auditor, gestor e perito criminal o valor é de R$ 100,00. Já para os demais cargos de nível superior o valor é R$ 75,00. Para os cargos de nível médio, o valor é R$ 50,00 e para nível fundamental R$ 25,00.

Posso escolher o cargo em uma cidade e fazer a prova em outra cidade?
Sim. No momento da inscrição o candidato poderá escolher a cidade na qual tem o cargo a que ele quer concorrer e também escolhe a cidade onde quer prestar a concurso, onde quer fazer a prova, não sendo necessariamente a cidade onde mora.

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